JaveChamma

“Interceder é colocar-se no lugar de alguém; é se interpor; é mediar-se; é atuar no lugar de outro; significa representar alguém clamando por ele junto a Deus. Interceder é investir horas na presença de Deus em fervorosa oração, em prol de alguém ou de alguma causa. Intercessão é um combate travado contra o inimigo para resgatar almas para Jesus; é trazer à luz filhos espirituais. Portanto, interceder é estar entre Deus e os homens por uma causa.” (Luiz Cesar Martins - coordenador nacional do Ministério de Intercessão da RCC).
O ministério de intercessão do Javé Chamma desenvolve um trabalho de intercessão ligado às diretrizes da Renovação Carismática Católica.
Atualmente é formado por Flavio, Bruna, Maria Marques, Sandro, Angelica, Cristiano e Eliana.

Interceder é colocar-se no lugar de alguém; é se interpor; é mediar-se; é atuar no lugar de outro; significa representar alguém clamando por ele junto a Deus.  Portanto, interceder é estar entre Deus e os homens por uma causa.

CONHECENDO MELHOR OS MINISTÉRIOS:

Ministério da Intercessão:

O dom da intercessão é inerente a todo cristão, pois pelo sacramento do batismo, somos inseridos no Corpo Místico de Cristo e participamos das mesmas funções de sacerdote, reis e profetas de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ainda, na RCC, Deus chama alguns a permanecer na brecha (cf. Ez 22,30), ou seja, pessoas que, vivendo o Batismo no Espírito Santo e exercendo os carismas, sejam discernidas e chamadas a atuar na equipe de serviço do ministério de intercessão do grupo.

A formação divulgada pelo Ministério de Intercessão Nacional tem como missão levar os chamados a participar dessa Equipe/Ministério de Intercessão dos grupos de oração de todo o Brasil:

A viverem a graça do Batismo no Espírito Santo com todas as suas consequências em suas vidas, exercitando os carismas não só na oração pessoal como nas reuniões da Equipe de Intercessão.

A crescerem no ministério (que é verificado pelo exercício continuado de um carisma - cf. Doc 62 da CNBB nº 82,83 e 87), exercitando uma intercessão profética (na equipe e individualmente), onde por uma vida de oração pessoal, vida sacramental e vivência na palavra de Deus, possam escutar Deus diante das situações que são apresentadas para interceder, como ele quer que seja orado e de que forma.

Buscarem a Santidade, meta de todo o Cristão.

Funcionamento dentro do Grupo de Oração: A Equipe/Ministério de Intercessão é participante do grupo de oração, lá eles louvam, cantam e participam do grupo normalmente como qualquer participante. Os Membros da Equipe de Intercessão que também fizerem parte do Núcleo poderão conduzir/dirigir o grupo, pregar, etc., conforme for discernido na reunião de Núcleo.

A reunião da Equipe/Ministério de Intercessão acontece em outro dia de preferência, diferente do dia do G.O., onde os intercessores aí farão as orações específicas, orando pela caixa de pedidos, as intenções do grupo, etc.

Não existe local definido para a reunião da intercessão, desde que haja privacidade onde ela for feita e não se fique mudando com frequência de lugar.

 

Pontos para se trabalhar no ministério de intercessão:

 

1. Motivar a vida de oração pessoal (dando subsídio de livros e principalmente exercícios espirituais). A Adoração também deve ser motivada.

2. Conhecimento e vivência da Palavra (Sagrada Escritura): A lectio divina como auxílio tanto para a oração quanto para o aprofundamento espiritual na Palavra.

3. Vida sacramental, buscando a eucaristia diária e a confissão freqüente.

4. Aprofundar-se cada vez mais no mistério de redenção de Jesus Cristo, o definitivo intercessor diante de Deus (Aprofundar a carta aos Hebreus).

5. A obra do Espírito Santo, que intercede em nós e por nós (texto de referência Rom 8,26-27). Exercício dos carismas, para o desembaraço na intercessão exercendo uma intercessão profética.

6. Atuações distintas do ministério de intercessão e ministério de oração por cura e libertação, devendo, contudo trabalhar em unidade.